Descubra por que morar na praia faz bem para sua vida

Você adora sol e mar? Gosta de relaxar na areia fina e curtir o fim de semana com tranquilidade? Então provavelmente deve ter o sonho de morar na praia, não é mesmo?

Se esse é o caso, saiba que você não é o único. De fato, muita gente tem o sonho de morar na praia, em um apartamento com vista para o mar e muito conforto.

Isso acontece porque existem várias vantagens de morar em uma cidade de litoral, que fique próximo da praia. Quer saber quais são elas? Então siga a leitura abaixo!

1. Morar na praia traz melhoras na saúde

A saúde é um dos bens mais preciosos que temos. Muita gente não dá valor para a saúde até que ela falte e, por isso, é importante saber como preservá-la o máximo possível. Morar na praia é uma mais-valia nesse sentido já que traz vários benefícios para a saúde.

Nós falaremos mais, precisamente, sobre alguns deles no artigo, mas o importante a ter em mente é que a vida próxima do mar é, no geral, mais saudável. E não estamos falando só da saúde física não. A saúde mental também ganha muito com a vida litorânea.

Parte dessa saúde extra vem da redução do estresse do dia a dia, tão comum em cidades grandes e sem saída para o mar. Outra parte vem do maior número de oportunidades de atividades físicas ou interação com as pessoas.

Seja como for, é normal sentir o corpo mais preparado para as atividades do dia a dia quando moramos perto da praia.

2. Sobra mais tempo para o lazer

É fato que a vida nas grandes cidades tem muita comodidade. No entanto, tem também muito mais correria. É mais tempo preso no trânsito ou indo para cá e para lá e menos tempo aproveitando os bons momentos da vida.

Morar na praia, entretanto, muda essa questão. São tantas opções de lazer, como participar de luaus, surfar, ir a restaurantes perto do mar ou simplesmente curtir a areia quentinha, já que você sempre terá um tempo extra para poder aproveitar o que a natureza tem a oferecer.

E por falar nisso…

3. Contato mais próximo com a natureza

A vida no litoral permite um maior contato com a natureza tanto em momentos de lazer quanto de contemplação. Isso gera uma maior qualidade de vida no geral, pois respiramos um ar mais puro, temos mais momentos de lazer e diversão.

A primeira fonte de natureza na vida em uma praia é, certamente, o mar. Dele, podemos extrair diversão, alimentos e contemplação no momento de meditação. Além disso, é normal ter trilhas próximas da praia para fazer caminhadas, lugares para acampamentos e ilhas próximas praticamente intocadas.

Tudo isso garante mais qualidade de vida e aventura para os fins de semana – o que é especialmente útil para quem tem filhos.

Aproveitando que tocamos no assunto..

4. Morar na praia une a família

A vida perto da praia permite que a família possa se unir em atividades específicas em mais momentos. Isso porque existem muitas atividades que são melhores quando feitas em grupo.

A família pode:

  • relaxar na praia ou na piscina;
  • fazer aulas de surf juntos;
  • alugar um barco e passar um fim de semana velejando;
  • explorar ilhas ou ruínas (o Forte de São José da Ponta Grossa é um exemplo);
  • fazer trilhas juntos;
  • visitar restaurantes.

Enfim, são várias atividades em conjunto que unem a família e tornam os vínculos afetivos muito mais intensos.

5. A alimentação é mais saudável no litoral

Um dos benefícios de morar na praia é ter acesso a restaurantes e supermercados abastecidos de peixes e frutos do mar fresquinhos. Isso permite que você possa ter uma alimentação mais saudável ao trocar a carne vermelha pela alimentação baseada em peixes. Afinal, eles são mais saudáveis e mais ricos em proteínas.

Um dos benefícios de uma dieta rica em peixes é a maior ingestão de Ômega-3. Esse tipo de gordura saudável é um antiinflamatório poderoso, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e até mesmo problemas no cérebro.

Além disso, é fato que a alimentação com peixes combina muito bem com vegetais e legumes, o que leva a uma dieta ainda mais saudável.

6. A praia estimula a prática de exercícios físicos

Outro benefício de morar na praia para a sua qualidade de vida é a prática de exercícios físicos. O ambiente no litoral estimula esse tipo de situação com as várias oportunidades para fazer alguma atividade.

Há o surf, as trilhas, o futebol na areia ou o vôlei de praia. Em Jurerê Internacional, por exemplo, existe o Jurerê Sports Center, com estrutura para a prática de várias modalidades e atividades para todas as idades.

Não é nem preciso citar como a prática de exercícios físicos está ligada a uma melhor saúde, não é mesmo? Além de aliviar o estresse e queimar algumas calorias, a atividade física ajuda a prevenir doenças e melhorar o bom humor e os níveis de energia.

É por isso que a OMS recomenda a prática de 150 minutos de atividade moderada por semana.

Ufa, quanta coisa, não é mesmo? Como pode ver, morar na praia traz uma série de vantagens para a sua qualidade de vida e para as suas relações familiares. Com um apartamento de frente para o mar, você não terá só uma boa vista, como também uma boa vida. 

Ficou com vontade de morar na praia? Então entre em contato com o nosso time e saiba como podemos ajudar!