Melhor investimento 2020: entenda por que este é o ano dos imóveis - CFL Imóveis
Nenhum comentário

Melhor investimento 2020: entenda por que este é o ano dos imóveis

Melhor investimento 2020 pode ser a compra de um imóvel

É fato que estamos passando por um ano atípico. A pandemia do novo coronavírus mudou completamente os planos de todos e fez com que as coisas virassem de pernas para o ar. Não é à toa que muita gente está perdida sem saber qual o melhor investimento em 2020.

No mundo financeiro, o ano de 2020 trouxe muita volatilidade. E oscilações bruscas e constantes não são um sinônimo de estabilidade. Isso afeta os investidores, que ficam sem saber o que fazer.

No entanto, o cenário atual denota as características básicas para que esse seja um ano perfeito para investir em imóveis. Exatamente: o melhor investimento de 2020 pode ser comprar um apartamento.

Se você quer saber mais sobre isso, siga a leitura do artigo abaixo!

Quais são as condições financeiras atuais?

Para poder entender por que os imóveis podem ganhar o título de “Melhor Investimento 2020”, precisamos compreender quais são as condições da economia no momento.

Uma rápida busca no jornal econômico nos mostra que estamos passando por um momento de:

  • queda na Taxa Selic para a sua mínima histórica;
  • real desvalorizado em relação ao dólar e euro;
  • Bolsa de Valores instável, com muita oscilação;
  • juros de financiamentos em baixa;
  • demanda reprimida sem ter para onde ir.

Considerando tudo isso, é normal que as principais alternativas de investimento estão se tornando menos atraentes.

Vejamos: a taxa Selic baixa faz com que os títulos de Renda Fixa atrelados à Selic ou ao CDI se tornem menos lucrativos. Isso faz com que não seja tão vantajoso investir no Tesouro Selic, CDB, LCI, LCA ou debêntures indexados a esses valores.

A demanda reprimida, por sua vez, tem controlado a inflação. A expectativa é de um valor de 1,6% neste ano. A consequência disso é que os títulos de Renda Fixa atrelados ao IPCA também não serão tão vantajosos assim (embora com maior rendimento que os da Selic).

Na Bolsa de Valores, a instabilidade até apresenta boas oportunidades de lucro, mas é tudo muito arriscado. Não dá para colocar seu patrimônio lá, pois o risco de perder tudo é enorme.

Já investir no mercado internacional ficou muito difícil com o dólar supervalorizado. O poder de compra do real no Forex, por exemplo, é muito baixo. Isso sem falar no fato de que as bolsas internacionais estão tão instáveis quanto a nossa.

Com tudo isso, como pode o setor imobiliário ser o melhor investimento de 2020? Vejamos abaixo!

Por que o cenário privilegia o investimento em imóveis?

Se você prestou atenção, deve ter reparado que nós mencionamos um aspecto da economia em específico que normalmente não é citado na análise financeira: os juros de financiamento.

Eles são altamente influenciados pela Selic e, no momento, também estão em queda. Isso significa que comprar imóveis está muito mais barato nesse momento, o que gera ótimas oportunidades de valorização.

E ela virá! Basta olhar para o Índice FipeZap, por exemplo. Nos últimos 11 anos, a valorização do preço dos imóveis foi de mais de 200%, ou seja, acima da Ibovespa e da inflação do mesmo período.

Além disso, a Selic baixa e o juro do financiamento baixo estimulará o público consumidor a ir até o mercado para comprar. Isso gerará maior valorização dos bens duráveis, como imóveis. 

Isso sem falar no fato de que o investimento em apartamentos ou casas consegue unir o melhor da Renda Fixa, que é a proteção e segurança, com o melhor da Renda Variável, que é a alta valorização e flexibilidade de opções de ganhos.

Um apartamento em um bom bairro, como é o caso de Jurerê Internacional, valoriza-se com o tempo e é fácil de ser vendido, caso precise. Afinal, sempre há demanda por ele.

Além disso, o mesmo imóvel pode ser alugado e gerar renda recorrente. É o caso de conjuntos corporativos locados, como os do SC401 Square.

Melhor investimento 2020: onde comprar imóveis neste ano?

Agora que já vimos por que o imóvel é o melhor investimento em 2020, é hora de entender em que região do país investir nesse mercado. A melhor resposta só pode ser Florianopolis, claro.

Em primeiro lugar, a capital de Santa Catarina tem lidado bem com a crise do novo coronavírus. Ela fechou cedo e controlou a curva e, agora, cogita fechar novamente caso aumentem os números de casos da Covid-19.

Em segundo lugar, Florianópolis se destaca entre as capitais brasileiras pois consegue unir boa qualidade de vida com desenvolvimento econômico.

A cidade é Top 3 do país em IDH, com um índice semelhante ao de países como Chile ou Portugal. Além disso, a capital é conhecida como a “Ilha do Silício”, em alusão ao Vale do Silício nos EUA, por ser um dos melhores lugares para empreender no ramo de tecnologia.

Isso coloca a capital como uma das líderes em qualidade de vida e desenvolvimento econômico no Brasil agora e no futuro próximo, sendo uma das principais candidatas a colher os frutos da retomada que vem por aí.

E aí, interessou-se em aproveitar a chance de agarrar o melhor investimento de 2020? Então entre em contato com nosso time e conheça todas as oportunidades disponíveis para você!

Comentários (0)