Ponte Hercílio Luz - A reabertura do cartão postal - CFL Imóveis
Nenhum comentário

Ponte Hercílio Luz – A reabertura do cartão postal

Ponte Hercílio Luz

Depois de quase trinta anos, Florianópolis volta a receber em seus braços um dos símbolos do cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Fechada desde 1991 para reforma, a ponte foi ganhando novos investimentos e reparos que se intensificaram na década de 2010 culminando na reabertura da ponte no dia 30 de dezembro de 2019.

Tendo sua construção iniciada em 1922 e inauguração em 1926, a ponte teve como objetivo interligar a capital de Santa Catarina, Florianópolis, a São José, reforçando a importância da cidade e se tornando o principal acesso à ilha e primeiro acesso terrestre.

A Ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil de aço do Brasil com 821 metros e foi tombada como patrimônio histórico, artístico e e arquitetônico (municipal, estadual e federal) durante a década de 90. A “Velha Senhora”, como é conhecida a ponte, é o símbolo mais característico da cidade e do estado. A ponte faz parte da vida de quem mora na capital como um forte elemento que integra a paisagem da região.

Com a reinauguração da ponte, diversas mudanças foram previstas para o trânsito, acesso e arredores. A revitalização de praças, ruas e acessos às cabeceiras da ponte favorecem a região e atraem o público de moradores que puderam realizar o tão sonhado passeio na Ponte Hercílio Luz.

Durante os dias de reabertura, diversos shows, atividades culturais e esportes aconteceram na praça anexa à cabeceira insular, no revitalizado Parque da Luz, ao longo da ponte e na cabeceira peninsular. Com objetivo de fortalecer a visitação, a ponte também ficou aberta para pedestres e ciclistas circularem.

Com a reinauguração da ponte, se deu início ao Projeto Ponte Viva, que tem como objetivo a recuperação da ponte para uso da própria população. De encontro a isso uma linha de ônibus municipal foi estabelecida. A linha Ponte Viva irá transitar por um trajeto de passeio exclusivo que passa pela ponte e centro de Florianópolis. A linha é gratuita, funcionará durante a semana e será no modelo de ônibus executivo, onde os passageiros podem ingressar ou descer ao longo das vias, não sendo necessário a parada nos pontos.

Além da linha exclusiva, os pedestres e ciclistas terão acesso liberado a ponte durante os finais de semana para passeios. E existe um estudo em andamento para estabelecer um parque de food truck na cabeceira insular da ponte, anexo ao Parque da Luz.

Com quase 100 anos a Ponte Hercílio Luz volta a fazer parte do dia a dia dos moradores de Florianópolis de maneira ativa como um possível trajeto e passeio, além de já ser um dos cartões postais da cidade e fazer parte da belíssima paisagem de chegada à ilha.

Conheça mais sobre o projeto:

https://www.sc.gov.br/vivaaponte/

https://www.consorciofenix.com.br/noticias/novo-quadro-de-horarios-e-itinerario-da-linha-ponte-viva,302

Comentários (0)