Selic Baixa: onde investir seu dinheiro nesse cenário? - CFL Imóveis
Nenhum comentário

Selic Baixa: onde investir seu dinheiro nesse cenário?

Taxa Selic baixa é bom ou ruim para investimentos

Em junho, a reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou um novo corte na taxa básica de juros da economia. Com isso, nunca tivemos uma Selic baixa nesses níveis: 2,25% ao ano.

Considerando uma inflação projetada em 1,60% para esse ano e cerca de 3% em 2021, é fato que a Renda Fixa não é um investimento atraente no momento. Afinal, é possível que o ganho real acumulado no ano fique ao redor de 0,5% e seja negativo no ano que vem.

No entanto, onde investir o seu dinheiro em cenário de Selic baixa? Se você não sabe, nós podemos ajudar nessa decisão. Siga a leitura para descobrir!

Taxa Selic baixa é bom ou ruim para investir?

Muita gente que não é especialista em economia ou investimentos fica em dúvida se um cenário de Taxa Selic baixa é bom ou ruim para investir. Na verdade, como em quase tudo na vida, depende muito.

A Taxa Selic tem uma função reguladora na nossa economia. Basicamente, ela funciona como a taxa básica de juros. Todos os outros juros (de empréstimos, financiamentos, créditos e investimentos) derivam dela. Por isso, se a Taxa Selic está baixa, esses valores também baixam.

É verdade que isso significa que a Renda Fixa se torna menos atraente, mas também faz com que empréstimos e financiamentos sejam mais vantajosos.

Por causa disso, há maior estímulo para que a economia se aqueça. Por exemplo, um financiamento imobiliário mais barato permite que mais pessoas possam comprar casas. De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), cerca de 2,8 milhões de famílias passam a poder comprar imóveis a cada 1% a menos na taxa de juros de financiamentos no país.

Isso faz com que as construtoras invistam mais em imóveis e gerem empregos. Por consequência, esse empregos geram renda em outras áreas, que também geram novos postos de trabalho e a bola de neve prossegue.

E, apesar da Renda Fixa não ser mais tão vantajosa, o cenário de Taxa Selic baixa é bom pois abre novas oportunidades de aplicações.

A Bolsa de Valores é um bom cenário com a Selic baixa?

Se a Renda Fixa não é um bom lugar para investir quando a Taxa Selic está em um nível baixo e próxima da inflação, então isso significa que o ideal é colocar seu dinheiro na Bolsa de Valores? Não necessariamente.

É fato que o investimento na Bolsa de Valores vem aumentando com o tempo. Em 2019, já eram mais de 2,24 milhões de brasileiros comprando e vendendo ações no país.

No entanto, o fato é que a Bolsa de Valores não é um lugar para colocar todo o seu patrimônio. Na verdade, nem mesmo o mais entusiasta do mundo das ações recomenda que alguém coloque todo seu dinheiro nesses papéis.

Isso é especialmente verdadeiro agora que estamos vivendo um período de alta instabilidade na Bolsa. A volatilidade dos papéis está alta e a queda sentida em março desse ano foi uma das maiores da história.

É importante ter em mente que mesmo com um cenário de recuperação recente da Bolsa no Brasil, a economia ainda vai mal. De acordo com a Boavista, o número de falências aumentou em 30% só em maio e a quantidade de pedidos de recuperações judiciais subiu 68%.

Por isso, a Bolsa representa sim uma boa oportunidade de lucro, mas não é estável para conservar todo o seu patrimônio.

Onde investir em 2020 com esse cenário?

Com isso, chegamos ao determinado contexto: se a Selic caiu e a Bolsa é um investimento sem garantia, para onde direcionar o seu dinheiro? Onde investir em 2020 com esse cenário?

A resposta é no mercado imobiliário. Ele tem a estabilidade, ganhos em longo prazo e possibilidade de gerar renda recorrente que as aplicações financeiras têm, mas sem passar por um período de crise.

Pelo contrário, esse é um ótimo momento para investir em imóveis. As razões disso são simples:

  • em primeiro lugar, a Selic caiu. Logo, o financiamento imobiliário está muito mais barato do que antes;
  • em segundo lugar, se está barato para você, está barato para outras pessoas. Assim que passar a crise, elas vão entrar no mercado querendo comprar, o que aumentará a demanda, gerando maior valorização.

A prova disso é o fato de que os imóveis tiveram valorização de 208% no período entre janeiro de 2008 e novembro de 2019. Para efeitos de comparação, o IPCA subiu 93,72% no mesmo período e a Ibovespa aumentou em 88,77%.

Some essa valorização ao fato de que o imóvel pode gerar renda recorrente, caso seja alugado, e que melhora a sua qualidade de vida como um todo e você terá o melhor lugar para investir em 2020.

E aí, viu como há solução para investir seu dinheiro nesse cenário? Agora você já sabe dizer que a Taxa Selic baixa é  um fator bom ou ruim, dependendo do contexto, e descobriu como agir de forma estratégica em qualquer momento.

Gostou do nosso conteúdo e quer acompanhar algumas boas oportunidades de investimento para o seu dinheiro? Então entre em contato com a nossa equipe e conheça os imóveis com melhor potencial de valorização em Florianópolis!

Comments (0)