O Conecta Imobi é o canal de distribuição de informações sobre o mercado imobiliário do Grupo ZAP, que conta com site para distribuição das informações e evento que acontece reunindo os maiores nomes do setor imobiliário e financeiro. Como resultado do evento do ano de 2019, 9 tendência foram apontadas para o mercado para o ano de 2020. Essas 9 tendências apontadas refletem a mudanças do perfil e da jornada do consumidor, prevendo novos públicos, novos produtos e novos comportamentos. Acompanhe quais a tendências apontadas:
- Aumento da população sênior
Essa mudança se deve ao aumento da expectativa de vida. Outro fator relevante é que as famílias estão tendo um número menor de filhos e consequentemente de integrantes. Com o aumento da população sênior, a chamada “economia prateada” cria espaço para adaptações com novos modelos de empreendimento e atendimento.
- Espaços menores e compartilhamento
O sonho da casa própria já não é uma realidade para as populações mais novas e estes grupos também estão mais conectados e envolvidos com a tecnologia, o que gera mudanças na forma de consumir imóveis. Espaços menores com ambientes compartilhados e modulares são o foco e a tendência do momento.
- Novo conceito de tempo e distância
Novos modelos de meios de transporte estão surgindo com a possibilidade de automação dos veículos que permite que os veículos se movimentem sozinhos sem necessitar a presença de um condutor. Carros e helicópteros autônomos poderão locomover passageiros mais rapidamente, diminuindo o tempo de deslocamento e o fluxo.
- Tecnologia 5G
Viver na era mobile significa que a maior parte das atividades diárias são realizadas pelo celular e com isso cerca de 65% das pesquisas de imóveis são via mobile. A internet 5G, oferece resultados de pesquisas mais rápidos e melhora na conexão entre os diferentes dispositivos, a chamada Internet das Coisas, tudo isso deve estar disponível em 2020.
- A revolução da voz
Outra mudança significativa é a pesquisa por voz que já corresponde a 20% das pesquisas realizadas, e esse número deve aumentar exponencialmente no próximo ano. Para tanto, novos formatos de pesquisa serão formulados.
- Vídeos first
O Brasil é o segundo país que mais consome vídeos no mundo e este é o formato que mais gera engajamento nas plataformas digitais. Por isso, essa estratégia deve ser explorada ao máximo pela criação de conteúdos, com destaque para os Stories, altamente consumido e que gera maior engajamento no Instagram.
- Produção de podcast
O podcast é uma ótima ferramenta para quem deseja compartilhar arquivos de voz com maiores tempos, essa configuração permite que sejam compartilhados conteúdos mais densos, gerando maior envolvimento do público.
- Realidade virtual e aumentada
A realidade virtual é uma grande aliada para o setor comercial imobiliário, permitindo realizar visitas virtuais de bairros, vizinhanças, empreendimentos e imóveis em geral sem necessitar uma visita física. A realidade aumentada oferece a projeção de ambientes virtuais no mundo físico, sendo útil para treinamentos na área de construção e projetos de decoração.
- Maior transparência e acesso aos dados
A maior transparência no acesso de dados oferecerá maior autonomia para os usuários que buscam por imóveis, tornando o processo de busca uma jornada mais democrática e facilitada.
De fato a tecnologia veio para ficar e as diversas aplicações prometem ajudar e tornar o dia a dia mais fácil e dinâmico estando mais conectado e automatizado, gerando maior rapidez na execução, confiabilidade de resultados e disponibilidade de dados. Além das tecnologias citadas no texto, a inteligência artificial e os assistentes virtuais já estão mudando a jornada do consumidor e a forma de consumidor, com eles outras possibilidades aparecem, como o transporte por drone e o Blockchain.
As novas tendências para o mercado imobiliário em 2020 refletem em grande parte as mudanças tecnológicas e a transformação digital como um todo, portanto é muito importante acompanhar as novidades do setor imobiliário e financeiro para viver as mudanças em tempo real.
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